segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Adoração Eucarística na JMJ


A verdadeira Adoração Eucarística vem do coração do homem para Deus

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) nasceram com o desejo de propor às novas gerações, com renovado entusiasmo, os tesouros da fé. Por essa razão a Adoração Eucarística será um dos pontos centrais desse evento.

No dia 20 de agosto será realizada a vigília de oração dos jovens com Bento XVI, no Aeródromo de Cuatro Vientos.

Em mais de 50 igrejas no centro da capital espanhola haverá vigílias com Adoração Eucarística e oração. Essas vigílias também serão celebradas em espaços públicos, como no Parque do Retiro, no qual haverá uma tenda, sob a coordenação das Missionárias da Madre Teresa, para que os jovens se possam adorar Jesus exposto no ostensório, das 10 horas à meia-noite.

Diversidade de movimentos e países

São muitos os movimentos e instituições da Igreja Católica que promovem momentos de Adoração Eucarística e encontros de oração mundo afora, como a Comunidade de Taizé, na França, assim como os frades carmelitas descalços de Avignon e Paris.

A Praça de Espanha será convertida num canteiro de exposições da mensagem cristã. O Festival Anúncio e a Renovação Carismática Católica são responsáveis pela animação espiritual. Nesse recanto de Madri também estarão as relíquias de Santa Teresinha de Lisieux para veneração pública.

Como surgiu a iniciativa?

Durante a JMJ de Roma no ano 2000, o saudoso Papa João Paulo II pediu que se mantivessem as igrejas e templos de Roma abertos com o Santíssimo Sacramento exposto. Desta forma os jovens poderiam encontrar diversos momentos e lugares para interiorizar as vivências e emoções desse evento à luz da Eucaristia. O resultado foi surpreendente.